Se você nunca ouviu falar sobre essa especialidade, saiba que a geriatria veterinária, é atualmente um dos ramos que mais tem crescido no mercado pet.
O Brasil ocupa a terceira posição a nível mundial com maior número de animais domésticos, isto é, muitos deles já são idosos.
Nesse sentido, é natural que a busca por atendimento de especialistas em geriatria veterinária também sofra um aumento exponencial, afinal, esses animais de estimação requerem cuidados especiais, assim como nós, humanos.
Em outras palavras, podemos dizer que a saúde dos pets fica mais comprometida conforme a idade avança. Desse modo, é essencial que haja exames físicos e laboratoriais para identificar quaisquer necessidades especiais, problemas de saúde e, até mesmo, o controle das doenças já existentes e diagnosticadas.
Diante desse cenário, levantamos neste texto algumas das dúvidas, informações e benefícios ao contar com esse especialista na saúde do seu pet. Acompanhe!
Com o passar dos anos, as células do organismo envelhecem juntamente com os animais de estimação. O que, por consequência, gera deficiência em alguns órgãos fundamentais para o bem-estar e saúde dos nossos amados bichinhos.
A geriatria veterinária surge para atuar exatamente neste sentido, entendendo todo esse conjunto de alterações que possam vir a afetar o organismo do pet idoso.
É com base no conhecimento especializado, que o médico-veterinário geriatra irá propor os melhores tratamentos para restabelecer o equilíbrio, saúde e qualidade de vida do animal.
Assim, fica um pouco mais clara a diferença entre um médico-veterinário e um geriatra veterinário, pois ambos atuam em prol da saúde dos pets, mas o segundo foca ainda mais em mudanças de hábitos capazes de proporcionar uma maior longevidade ao animal.
A regra é levar o pet ao menos uma vez por ano em uma consulta veterinária. Afinal, somente um profissional irá avaliar o animal como um todo para saber se ele realmente está saudável ou apenas aparenta estar.
Agora, se o seu pet já tem uma idade avançada, é ainda mais importante reforçar essas idas às clínicas veterinárias.
Contudo, fique atento, visto que o início da velhice depende de acordo com cada pet. Por exemplo, os cachorros possuem um fator agravante que é o porte, sendo que os maiores envelhecem mais rápido do que os menores.
Os cães de maior porte são considerados idosos a partir dos 8 anos. Do contrário, os de pequeno porte entram para a idade geriátrica a partir dos 12 anos.
Observe alguns sinais de envelhecimento nos seus bichinhos:
Nós sabemos o quão doloroso é ver o animal de estimação com as suas condições de saúde afetadas.
É por isso que alguns exames são solicitados logo após realizar a consulta médica, já que é preciso avaliar o “pet filho” por completo.
Os exames mais comuns são: hemograma, glicose, ecocardiograma, função renal, raio-X, ultrassonografia, função hepática e triglicérides.
Nós da Iraminal trabalhamos em prol da reabilitação animal, ou seja, oferecemos tratamentos em áreas interligadas para garantir uma abordagem terapêutica ainda mais completa.
Dessa forma, a nossa equipe é composta por 9 médico-veterinários especializados nas mais distintas áreas como: fisioterapia veterinária, fisioterapia de pequenos animais, acupuntura e ozonioterapia, fisioterapia em equinos e etc.
Se você tem um animal de estimação em idade geriátrica, consulte um médico- veterinário, pois certamente nós saberemos como garantir mais bem-estar e alegria ao seu “pet filho”. E, caso haja alguma dúvida, não hesite em nos contatar!
Aproveite e nos siga em nossas redes sociais. Por lá sempre compartilhamos dicas, informações e novidades sobre esse universo tão fofo que é o dos pets!
Até a próxima!
Compartilhe nas redes