Bem, já imaginou um spa funcional para bichinhos? É mais ou menos isso! Aqui eles recebem tratamentos que ajudam a aliviar a dor e a melhorar a mobilidade. Eles acabam as sessões se sentindo novinhos em folha! Conheça mais sobre nossas áreas de atendimento através das perguntas mais frequentes que recebemos dos nossos queridos clientes!
A acupuntura veterinária funciona ao estimular pontos específicos do corpo do animal, equilibrando assim a energia vital que percorre o organismo dele. Isso promove a recuperação da saúde e bem-estar do seu pet.
Os benefícios da acupuntura para animais são inúmeros, desde alívio da dor até a melhora do funcionamento dos órgãos internos, o que contribui para prevenção de doenças e aumento da qualidade de vida do seu bichinho.
Uma sessão de acupuntura pode levar cerca de 30 minutos a uma hora. Esse tempo inclui a avaliação do médico veterinário, a aplicação das agulhas e o período de repouso para que o animal possa receber todo o benefício da técnica.
A boa notícia é que a acupuntura veterinária é, sim, indolor. Os animais costumam relaxar durante o tratamento e muitos até dormem. Isso porque o processo é feito com agulhas muito finas e delicadas, que minimizam o desconforto. Para raras exceções de não aceitação, ainda assim temos outras alternativas: a moxaterapia, a laserpuntura e a cromoterapia, que são técnicas que não utilizam agulhas!
Você sabia que a fisioterapia veterinária é a alternativa mais eficaz para reabilitar cães, gatos e equinos que passaram por algum tipo de lesão ou cirurgia? Além de ser segura e não ter efeitos colaterais quando realizada adequadamente, ela pode ajudar o seu bichinho a se recuperar mais rápido e de forma mais confortável! Os especialistas avaliam o animalzinho e criam um plano personalizado para ajudá-los a se recuperar da melhor forma possível. Os tratamentos são indolores e voltados para fornecer bem-estar e garantir a saúde dos animais. É incrível o que a fisio pode fazer!
Talvez as mais conhecidas sejam a cinesioterapia (exercícios terapêuticos) e a eletroterapia (o famoso “choquinho”), não é mesmo? Mas a fisioterapia vai muito além de exercício repetitivos e eletroestimulação! Temos laserterapia classe IV, ultrassom terapêutico, terapia por campos eletromagnéticos pulsáteis, e a nossa queridinha hidroterapia (a esteira aquática). Queridinha por sabermos da sua importância em promover menos impacto e mais gasto de energia nos exercícios, ajudando em quadros de sobrepeso, e artrose, por exemplo. Mas é importante lembrar que todas os recursos tem seus mecanismos de ação e geram benefícios sinérgicos quando idealmente associados.
Depende de quais modalidades seu animalzinho irá realizar, podendo levar mais tempo quando fizer a hidroterapia. Nesse caso, até o porte e a pelagem do animal influenciam no tempo de secagem, por exemplo... Mas em geral, a primeira avaliação com sessão leva em torno de 1:30h. As demais sessões costumam levar em torno de 1h, dependendo das modalidades de tratamento indicadas. Ah! Mas esse tempo voa e seu pet merece essa dedicação!
Todos os animais devem estar com vacinas e controle parasitário em dia. Preferencialmente, a prática deve ser prazerosa para o animal, evitando-se realizar exercício em esteira aquática em animais com medo de água. Para melhor rendimento e conforto, o animalzinho deve ter se alimentado no mínimo uma hora e meia antes do exercício físico. A sessão de hidro será adiada caso o animal apresente alguma dessas condições: diarreia, vômito, prostração, quadro de dor aguda, cio, lesões de pele, pontos cirúrgicos.
A hidroterapia é uma das técnicas mais utilizadas na fisioterapia veterinária. É basicamente como natação para os animais! Eles fazem um exercício leve na água e saem de lá prontos para tirar uma soneca. No final do dia, ficam cansados, mas se sentindo muito melhor.
Temos toalhas higienizadas por lavanderia própria para animais, e equipamentos de secagem profissionais. O que recomendamos é em dias de frio, em pacientes idosos, sempre saírem de roupinha ou cobertinhas para não sentirem a mudança de temperatura ao saírem do estabelecimento.
A ozonioterapia veterinária funciona aplicando ozônio (O3) no corpo do animal, através de meios adequados e equipamento especializado. O ozônio promove uma oxigenação celular, reduzindo inflamações e estimulando a cicatrização.
A ozonioterapia pode ser combinada com fisioterapia e acupuntura, potencializando os efeitos das sessões. A indicação do tratamento depende do quadro clínico do animal e deve ser realizada por um profissional capacitado.
O animal não sente dor durante a aplicação do ozônio. Em algumas situações, pode haver uma sensação de calor no local da aplicação, mas é algo suportável e transitório, não havendo necessidade de sedação.
O número de aplicações necessárias varia de acordo com a gravidade da condição do animal. Em geral, são recomendadas algumas sessões iniciais, seguidas de manutenção periódica.
Existem algumas contraindicações para o uso da ozonioterapia, como em casos de alterações hepáticas graves, anemia, hipertireoidismo, entre outras. Por isso, é importante que o tratamento seja indicado por um veterinário capacitado.
As órteses para animais são dispositivos médicos que auxiliam na recuperação de lesões ortopédicas em animais. Elas fornecem suporte adicional para articulações afetadas por problemas como artrite, fraturas ou lesões ligamentares e alívio da dor, permitindo que os animais tenham uma recuperação mais rápida e eficiente.
No Instituto de Reabilitação Animal temos a pronta entrega os modelos comerciais da Ortocane, para provar em seu animal. Durante essa avaliação, os médicos veterinários orientam quanto ao uso, cuidados e recomendações para o uso seguro das órteses.
As órteses para animais são uma opção de tratamento ortopédico e podem ser feitas sob medida. Alguns casos podem ainda se beneficiar com o uso de bandagens elásticas funcionais, ou o uso de órteses feitas com plástico termo moldável. Existe ainda a possibilidade de confecção de órteses com impressão 3d por empresas especializadas.
Todas as terapias podem auxiliar em casos de lesões ortopédicas (fraturas, luxações, rupturas de ligamento, artrose...) ou neurológicas (hérnia de disco, síndrome da cauda equina, síndrome Wobbler, sequelas de cinomose ou discoespondilite...). A acupuntura, por sua vez, abrange ainda mais esferas como modulação comportamental e imunológica sistêmica. Dessa forma, sugerimos visitar as páginas das especialidades para ver em qual condição o seu pet se encaixa mais, para agendamento da primeira avaliação. Todos os profissionais estão aptos a indicar a associação das modalidades sempre que necessário.
Definitivamente, sim! A abordagem terapêutica depende primeiramente de uma avaliação criteriosa, que só o profissional especialista da área pode interpretar as alterações dos exames clínicos, neurológicos ou ortopédicos, sob o olhar da fisiatria veterinária ou da medicina tradicional chinesa para atendimentos de acupuntura. Da mesma forma, a avaliação para ozonioterapia exige conhecimentos específicos de quadros contraindicados, ou até mesmo de condições que influenciam no tratamento. Por isso, sim. Vale a pena toda essa atenção que fazemos questão de proporcionar no primeiro atendimento para iniciarmos o tratamento da melhor maneira possível.
Para melhor lhe atender e seu pet ter toda a atenção individualizada, todos os atendimentos são realizados com hora marcada. Os atendimentos podem ser feitos via telefone: (41) 3039-0216 ou WhatsApp (41) 99211-1486 (Central para todas as unidades). Para verificar qual unidade está mais próxima para sua comodidade, acesse a página de Unidades. Na primeira avaliação poderá ser realizada a primeira sessão, já havendo benefícios principalmente quando ao controle da dor. Em todas as sessões o paciente é reavaliado, ou seja, é constantemente acompanhado pelos médicos veterinários para adaptações necessários no plano de tratamento, garantindo assim, uma melhor evolução clínica.
A quantidade de sessões necessárias para qualquer especialidade só pode ser estimada após avaliação do médico veterinário especialista pois depende da gravidade, cronicidade do caso, e características do próprio paciente, como idade e metabolismo para a resposta ao tratamento.
Entretanto, recomenda-se em geral, minimamente 4 a 8 sessões iniciais para um tratamento mais efetivo. Depois disso, as sessões podem ser espaçadas de acordo com a melhora do seu animal.
Sim, dispomos de meios de pagamento parcelado. Consulte nossa equipe para tirar suas dúvidas. Clique aqui para enviar uma mensagem no WhatsApp.
*De acordo com o artigo 14 do Código de Ética do Médico Veterinário, regido pela Resolução nº 1.138, de 16 de dezembro de 2016, é vedado ao médico-veterinário veicular os preços e as formas de pagamento de seus serviços em meios de comunicação de massa e em redes sociais.
Após a avaliação do seu pet o Médico Veterinário irá determinar quais serão as terapias que irão compor a sessão de fisio. Normalmente uma sessão costuma utilizar de 3 a 4 equipamentos e técnicas diferentes e o preço da sessão será a composição total destas terapias.
Trabalhamos com a dessensibilização progressiva do paciente, sempre que possível, para ele associar as terapias a estímulos positivos. Muitos pacientes até então traumatizados com médicos veterinários, passam então a gostar por se sentirem bem com as sessões. Outro fator avaliado é se a presença do tutor influencia para mais ou para menos na agressividade, sendo indicado a afastar-se ou ajudar na contenção do animal, respectivamente.
Atrasos de até 10 minutos são tolerados, e as sessões serão realizadas como planejadas. Atrasos superiores a 10 min, o profissional considerará quais terapias são mais importantes na fase de tratamento em que o paciente se encontra, terminando em tempo previsto para não comprometer o andamento dos demais atendimentos do dia.
Tudo tranquilo! Sabemos que imprevistos acontecem! Em caso de não poder comparecer com seu animalzinho para o atendimento agendado, é só entrar em contato com a recepção da unidade em que ele é atendido com antecedência de 12 horas para verificar novas possibilidades de horário para remarcar a sessão.
A falta não justificada poderá acarretar na consideração como sessão realizada em planos de tratamento pagos, pois o horário do profissional foi reservado especialmente para o atendimento, comprometendo o agendamento de outros pacientes com igual necessidade. Para evitar esquecimentos, temos a prática de confirmação da sessão um dia antes, então não se preocupe, a nossa equipe enviará mensagem de lembrete avisando sobre a sessão do dia seguinte.
Acesse o formulário de contato (clique aqui para o formulário), e nos informe seu nome, nome do seu animalzinho, e informações que julgar pertinente para auxiliar nossa equipe a dar prosseguimento com seu pedido, lembrando de formalizar a justificativa pela qual deseja interromper o tratamento.
Aceitemos alguns planos de saúde exclusivamente para atendimento em nossas Unidades Matriz e Filial em SJP. Atualmente atendemos o plano Pet Veter (Platinum), Pet Love e No Faro. Consulte condições com a própria empresa de Planos de Saúde para certificar-se da cobertura dessas especialidades, tempo de carência e coparticipação. Outras parcerias que temos no modelo de 15 a 20% de desconto são: MyPet, PlanAnimal e Guapeco.