A fisioterapia veterinária é uma especialidade que utiliza técnicas terapêuticas para prevenir, tratar e reabilitar diversas condições que afetam a mobilidade e qualidade de vida dos animais. Diversos animais podem fazer fisioterapia como: cães, gatos, cavalos e animais silvestres e exóticos.
Cada caso é avaliado pelo médico-veterinário especializado que irá indicar uma ou mais das técnicas a seguir:
Hidroterapia: Exercícios na água para melhorar a mobilidade e fortalecer a musculatura sem impacto;
Laserterapia: Uso de laser para aliviar dores e acelerar a cicatrização;
Eletroterapia: Correntes elétricas para estimulação muscular e alívio da dor;
Massoterapia: Massagens terapêuticas para relaxamento muscular e melhora da circulação;
Exercícios terapêuticos: Atividades para fortalecimento, equilíbrio e coordenação motora.
Assim como na medicina humana, essa abordagem contribui para a redução de dores, melhora da função muscular e articular, além de auxiliar e/ou acelerar a recuperação de lesões ou cirurgias.
O golden Juneco na cinesioterapia, terapia que usa exercícios e movimentos para tratar e reabilitar o paciente.
Confira a seguir as principais indicações:
Recuperação pós-cirúrgica: Auxilia na reabilitação após cirurgias ortopédicas, ajudando na cicatrização e no retorno da mobilidade;
Lesões musculares, articulares e neurológicas: Tratamentos para artrite, artrose, hérnia de disco, displasias, luxação da patela, degeneração da coluna vertebral, osteoartrose, sequelas neurológicas (Como por exemplo, após quadro de cinomose), entre outros;
Obesidade e sedentarismo: Ajuda na perda de peso e na melhora da condição física de animais com dificuldades para se movimentar;
Animais idosos: Reduz dores crônicas, previne lesão, retarda condições degenerativas, melhora a mobilidade e proporciona mais qualidade de vida para os animais seniores.
A fisioterapia veterinária é uma aliada na recuperação e no bem-estar de diversos animais e permite que cães, gatos, cavalos e animais silvestres tenham mais qualidade de vida, reduzindo dores e aumentando a longevidade.
Se seu pet apresenta dificuldades de locomoção, dor crônica, está se recuperando de uma cirurgia ou tem idade avançada, agende uma avaliação com a equipe do Instituto de Reabilitação Animal (IRA).
Nura, border collie de 11 anos, na hidroesteira
Compartilhe nas redes